Que tal um roteiro com as melhores dicas sobre algumas das cidades mais charmosas da Itália e da Toscana? Se você (assim como nós) se apaixonou por esta região, ou se está indo pela primeira vez, venha conhecer nossas sugestões de roteiro Itália passando pelas belezas de Roma, Veneza, Florença, Siena e Toscana!
Quem acompanha o Mala de Aventuras no Instagram, sabe que nós fizemos uma viagem incrível, juntando Tailândia e Itália (isso por conta de uma promoção de passagem aérea que incluía esta escala). Inicialmente achávamos que nosso roteiro na Itália de 7 dias seria suficiente… contudo, ficamos surpresas com tantas coisas incríveis e tantas cidadezinhas charmosas a explorar nesta belíssima região.
Ficamos com aquele gostinho de quero mais e estamos doidas para voltar nesse país tão bonito e especial! Por isso, continue neste post, para descobrir quantos dias ficar, o que fazer e como montar um super roteiro de viagem pela Itália!
Por que viajar para a Itália?
Um dos países mais ricos culturalmente da Europa, a Itália sempre nos encantou. Seja pela belíssima arquitetura, pela deliciosa gastronomia ou pelo seu belo interior, entremeado por pequenas cidades emolduradas por uma natureza deslumbrante.
A Itália sempre fez parte do nosso imaginário de viagem dos sonhos. Afinal, quem nunca sonhou em fazer um passeio de gondola por Veneza, jogar uma moedinha na Fontana de Trevi ou ainda com um roteiro de lua de mel na Itália com o seu amor? Esse país é super romântico!
São inúmeras as razões para visitar o berço da Renascença: a cada cidade um estilo diferente, das agitadas metrópoles às pacatas cidadezinhas, onde o tempo parece parar e fazer jus à expressão ‘Dolce Far Niente‘, algo como ‘”a doçura de não fazer nada”.
E como se não bastasse tudo isso, a Itália ainda possui vinhedos em cenários rurais, lagos, paisagens alpinas e uma longa costa mediterrânea, com praias de mar turquesa, encrustados em rochas, que se interligam por belas estradas sinuosas. Não é difícil desejar conhecer esse charme de país.
Dicas para você montar seu roteiro Itália
Vamos te mostrar como montar um roteiro pela Itália, mas antes temos algumas dicas super importantes para compartilhar com você. São informações úteis sobre hospedagem, melhor época para ir e locomoção que vão auxiliar bastante no planejamento da sua viagem.
Além disso, sugerimos que você comece se fazendo essas perguntinhas básicas:
- De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
- Quantos dias você terá para conhecer o país?
- Em qual época do ano será a sua viagem?
- Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
- Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial?
- Você prefere conhecer apenas uma cidade ou quer explorar mais?
- Prefere conhecer as cidades maiores ou as pequenas vilas?
Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor as cidades para incluir no seu roteiro Itália e tenho certeza de que vai aproveitar melhor. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.
Por fim, se você está se perguntando com qual propriedade estamos sugerindo um roteiro Itália completo, vamos relembrar que acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa de algumas semanas nesse país charmoso e que essa não foi a nossa primeira vez se aventurando por aqui.
Durante toda a nossa estadia, tivemos alguns erros e muitos acertos. E vamos compartilhar tudo aqui para que você viva momentos mágicos sem perrengues!
Qual a melhor época para viajar para a Itália?
Definir qual a melhor época para visitar a Itália vai depender dos passeios que pretende fazer e do estilo de viagem que deseja. Caso queira aproveitar as praias, o ideal é viajar no verão europeu (junho, julho, agosto). Porém, vale lembrar que, por ser alta temporada, as cidades ficam mais cheias e os preços sobem.
Tendo em vista que as estações são bem definidas, a primavera e o outono são boas opções, caso queira temperaturas mais amenas. Esses períodos são ideais para quem deseja roteiros diversos explorando cidades maiores e menores.
Roteiro Itália no verão
Os meses entre junho e setembro marcam o verão na Itália, com clima quente e seco, e temperaturas que variam entre 25º e 37º. Este período possui lindos dias de sol e calor, perfeitos para quem quiser aproveitar um roteiro pelas praias italianas, por exemplo.
Mas prepare-se: achamos o calor lá bem diferente. Ele é mais seco e você se sente mais abafado sem conseguir transpirar tanto.
Embora os preços nesta época sejam mais altos, há muitas opções de passeios e programas, como um tour pela Roma Imperial (onde você poderá conhecer o Coliseu, o sítio arqueológico do Fórum Romano e o Monte Palatino, que tem uma vista muito bonita da cidade). Além disso, para sentir o frescor do vento batendo no rosto, passear pelas ruas de Florença a bordo de uma vespa pode ser incrível! Você vai ver muitas motinhas fofas como essa por lá.
Outra sugestão imperdível para qualquer roteiro Itália passando por Veneza é, claro, fazer um passeio de barco. Você pode aproveitar e conhecer as ilhas próximas, como Murano e Torcello, que são riquíssimas em cultura e história.
Dica extra: os passeios de barco em Veneza são super disputados! Para não perder tempo, você já pode contratar o seu passeio com antecedência e furar fila na hora que chegar lá. Foi o que fizemos. No sol escaldante havia uma fila enorme e nós pudemos entrar diretamente no nosso barco sem perrengue.
Roteiro Itália no inverno
Contudo, se neve e montanhas são seus preferidos, você vai curtir muito um roteiro pela Itália no inverno que vai de dezembro à março. As temperaturas podem variar entre 0 e -15º e pode nevar, sobretudo no norte do país, em cidades como Milão e Turim.
Embora tenha dias mais curtos, o inverno é a estação perfeita para quem gosta de esquiar e fazer passeios indoors. Algumas sugestões são conhecer os principais pontos turísticos da Itália, como suas belíssimas igrejas e museus. Não deixe de passar pela Catedral de Florença ou pela Basílica de São Marcos, em Veneza.
Outras sugestões bem invernais são o tour de vinhos pela região do Chianti, na imperdível região da Toscana, e o famoso carnaval em Veneza. Para explorar ainda mais o país na estação mais fria do ano, não deixe de ler o nosso post sobre a Itália no inverno.
Dica extra: sempre compramos nossos ingressos e passeios antecipadamente pelo site da Civitatis. Inclusive, foi o que nos salvou para não perder tempo em longas filas de viagem nos pontos turísticos italianos. A grande vantagem é poder pagar parcelado em até 12x na nossa moeda mesmo, o real brasileiro.
Como se locomover pela Itália
Se você está pensando em como se locomover pela Itália, nossa melhor sugestão é realmente alugar um carro. A autonomia e a liberdade de ir parando em cidades pequenas e super fofas pelo caminho é maravilhosa! Nós optamos por dividir nossa viagem em 2 partes: a primeira, de trem; e a segunda de carro para dirigir pelas estradas da Toscana, parando onde a gente quisesse.
Na hora do aluguel do carro, nós utilizamos esta plataforma, que achamos super prática, uma vez que é possível fazer um comparativo de preços entre as melhores locadoras de veículos do país. Ao chegar no destino, basta retirar o carro sem burocracias e começar o seu roteiro de viagem pela Itália!
Leia também: Onde ficar na Toscana: a melhor cidade para fazer base + lista de hotéis
Chip de internet Europa
Está cada vez mais difícil viajar sem chip de viagem internacional. Isso porque muita coisa importante depende de conexão: Waze, Google Maps e o Uber são alguns do apps que mais recorremos. A Itália em si é um país bem seguro, mas existem casos em que o chip é também um item de segurança para não cair numa furada!
Em nossa recente viagem, descobrimos um chip de internet Itália com internet ilimitada e que funciona não só no país, mas também em todo o território europeu. Foi uma excelente aquisição que fizemos pelo site da America Chip e que chegou em nosso endereço antes mesmo de viagem. No avião, nós trocamos o chip e já pousamos conectados!
Para melhorar, conseguimos um cupom de desconto para nossos leitores usarem no site! Você pode melhorar ainda mais o preço usando o código MALADEAVENTURAS! Serão 10% OFF em qualquer chip, para qualquer destino, independente da duração da sua viagem. Não deixe de aproveitar!
Seguro viagem Europa
Você já deve estar cansado de saber que é importantíssimo viajar com seguro viagem. Imprevistos acontecem e você não vai querer gastar um dinheirão com hospital ou remédios – ainda mais em euro, certo? Inclusive, a recomendação do governo brasileiro é que seus cidadãos apenas saiam do Brasil amparados por uma apólice.
Bem, no caso da Itália, o seguro viagem é um item obrigatório para entrar no país, então não tem nem desculpas. Para encontrar as melhores propostas, sempre usamos essa ferramenta de comparação. Nela, você consegue colocar lado a lado até 4 apólices para comparar facilmente quais são os benefícios e preços.
Leia também: Seguro viagem Itália 2024: como escolher o melhor para sua viagem, preços, dicas e desconto!
Vale saber: Fique atento ao seguro do carro, que é cobrado na hora de retirar o carro da agência! Se o seu cartão de crédito cobrir seguro de carro internacional, você vai conseguir economizar bastante. A gente pagou 35 euros por dia de seguro, achamos bem carinho…
Outra dica é prestar muita atenção nas placas e radares. A Itália tem tolerância zero no trânsito, então qualquer descuido pode se transformar em multas.
Roteiro Itália: quais são as principais cidades da Itália para visitar ?
Num roteiro de viagem para a Itália fica difícil escolher por onde passar, uma vez que são muitas cidades charmosas, cada uma com seu diferencial e estilo. Contudo, nós consideramos que as principais cidades para visitar na Itália são:
- Milão
- Veneza
- Florença
- Siena
- Pisa
- Roma
Abaixo falamos um pouco mais sobre como foi nosso roteiro pela Itália, tentando englobar essas e outras cidades deste destino inesquecível.
01. Roma – imperdível em qualquer roteiro Itália
Como montar um roteiro pela Itália e não incluir Roma? Impossível… Roma é uma das portas de entrada no país, recebendo muitos voos de conexão. Então, por que não fazer um stopover? Essa é uma cidade riquíssima em cultura e passear por suas ruas com monumentos, catedrais, praças e fontes é uma viagem não só pela história, mas também pela arquitetura.
Além disso, a gastronomia é farta e saborosa, acompanhada de um bom vinho italiano. Perfeito em qualquer hora do dia ou da noite! O mais difícil vai ser escolher o que visitar primeiro, afinal a cidade possui atrativos turísticos incríveis como o Pantheon, o Coliseu, a Piazza del Popolo (ou praça do povo), a Fontana Di Trevi, o Forum Romano, entre muitos outros!
Onde ficar em Roma
Se você quer ficar num 5 estrelas moderno, com uma vista espetacular para o Coliseu, não pode deixar de conhecer o Palazzo Manfredi. Neste hotel você tem todo o conforto da modernidade, aliado à uma excelente localização.
Entretanto, para quem busca onde ficar em Roma barato, vai gostar do Domus Pinciana, a uma curta caminhada de estações de metrô e da Fontana Di Trevi, ou seja, super bem localizado. Outra excelente opção com bom custo benefício é o B&B Santi Quatro Al Colosseo com café da manhã incluso na diária, para começar bem o dia!
02. Milão
Milão fica localizada no norte da Itália e conhecida por ser uma das principais capitais da moda e também o centro financeiro da Itália. Como tal, é uma cidade um pouco mais cara que as demais, mas isso não é motivo para você deixar de conhecer esse lugar belíssimo e cheio de vida!
Dentre os principais pontos turísticos de Milão estão: o Duomo (a famosa catedral, na praça de mesmo nome), a Galeria Vittorio Emmanuelle, o Castelo Sforzesco, o Parque Sempione, a Pinacoteca de Brera (no bairro Brera, onde se concentra boa parte de bares, restaurantes e cafés) e a Igreja Santa Maria delle Grazie (onde você ‘só’ vai encontrar o afresco da Última Ceia, de Leonardo Da Vinci! Surreal!).
Onde ficar em Milão
Se você está planejando incluir Milão em seu roteiro Itália, saiba que existem opções incríveis de hotéis pela cidade. O ME Milan, por exemplo, é uma opção luxuosa, clássica e moderna, com um bar com vista privilegiada da cidade e algumas suítes com terraço privativo (!). Fica a 10 minutos do quadrilátero da moda e da Piazza della Reppublica.
Com bom custo benefício, o Hotel Folen está pertinho da estação de metrô Centrale e a 2 km da Galeria de Arte Brera. Apesar dos quartos pequenos (muito comuns Europa!), todas as unidades são charmosas e confortáveis. Agora, para quem procura onde ficar em Milão barato nossa sugestão é o super moderno e impecável hostel YellowSquare. É possível optar entre quartos privativos ou camas em quartos compartilhados.
03. Veneza – para um roteiro Itália a dois
Veneza é uma das cidades mais procuradas da Europa e não é à toa: seus belos canais, palácios e ruas labirínticas são um convite perfeito para explorar cada cantinho da cidade sem pressa… É fato que as ruas são cheias e nem sempre os gondoleiros em Veneza estão tãaao amistosos. Mas nada disso tira o charme desta cidade ímpar, perfeita para quem procura o que fazer na Itália a dois.
Se você está programando um roteiro Milão, Veneza, Florença e Roma, saiba que em Veneza vai encontrar algumas joias como a Basílica Santa Maria dei Frari, a Ponte Rialto, a Praça e a Basílica de São Marcos, a Igreja de Santa Maria della Salute, a Scuola Grande di San Rocco, além das ilhas próximas Murano, Burano e Torcello.
Onde ficar em Veneza
O H10 Palazo Canova é uma excelente opção localizado perto da Ponte Rialto e da Basílica de San Marco. Esse é um hotel 4 estrelas super confortável, com uma bela vista do canal. Com tanto conforto e sofisticação, pode ser a opção perfeita para um roteiro Itália em lua de mel!
Para quem deseja conforto com bom custo benefício, certamente o Centauro Hotel é uma boa pedida. Contudo, se seu plano é economizar e deseja um hotel barato em Veneza, o Sereníssima Hotel possui localização central, café da manhã e bons preços.
04. Florença
Um dos principais berços do renascimento, Florença é a cidade natal de nomes como Michelangelo, Dante Alighieri, Boticelli e Leonardo da Vinci (nascido nos arredores). Precisa dizer mais? Viajar para Florença é uma imersão total na cultura e na história da arte. Aliás, a cidade parece mesmo um grande museu a céu aberto, com esculturas espalhadas por todas as praças!
Além de restaurantes deliciosos, praças e ruas que vão te fazer parar a cada 5 minutos para uma foto, você vai se encantar com a famosa escultura de Davi, a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Palazzo Pitti, a Basílica de Santa Maria Novella e o Palazzo Vecchio. Cada ponto turístico com a sua história e peculiaridade te farão se apaixonar ainda mais pelo destino!
Onde ficar em Florença
O Arte Boutique hotel é um hotel em Florença super luxuoso, a 300 metros da Catedral e da Galeria Accademia. Se no seu roteiro Itália é imprescindível estar pertinho dos pontos turísticos, considere essa opção.
Já o Plus Florence é uma ótima dica para quem procura onde ficar em Florença barato, mas sem perder a qualidade. E podemos dizer mais: a vista aqui do rooftop é imperdível, você vai se apaixonar! Por fim, o Hotel Magenta também é outra ótima opção para quem deseja aliar conforto, localização e bom preço.
05. Siena
Siena é uma cidade pacata, daquelas perfeitas para caminhar sem pressa e apreciar um vinho rosé gelado, num belo final de tarde. Então já anote aí essa dica de roteiro de viagem pela Itália! Ela é uma das cidades mais visitadas da Toscana e encanta a todos com sua arquitetura medieval e prédios em pedra que abrigam museus, lojas e sorveterias, além de belas paisagens em seu entorno.
Entre os principais pontos turísticos de Siena estão a Piazza del Campo (uma praça cercada por lojinhas, restaurantes e cafés excelentes), a Catedral de Siena, o Palazzo Comunale, a basílica de São Domingos, a Torre del Mangia (de onde, aliás, se tem uma vista panorâmica espetacular da cidade) e a Igreja Santa Maria dei Servi, com seu caminho contornado por ciprestes e de onde se vê um lindo pôr do sol!
Onde ficar em Siena
O Villa del Sole Siena é uma opção mais luxuosa e que possui uma bela vista da cidade, enquanto o Alma Domus é uma opção central com ótimo custo benefício para quem deseja um hotel em Siena barato.
Outra opção confortável, bem localizada e com preço acessível é o Hotel Duomo. Além de estar situado em um edifício histórico, ele possui um terraço com vista e uma atmosfera bem romântica.
06. Pisa
Sem dúvida, uma das imagens mais icônicas e famosas da Itália é a Torre de Pisa, que rende fotos de todos os tipos tirando partido de sua inclinação: são 8 andares totalizando 58.5 metros de altura. Para quem estiver disposto a encarar a fila e os 296 degraus da escadinha caracol, vai ser recompensado com uma vista linda da cidade… Se você estiver com tempo sobrando, não deixe de subir!
A Piaza dei Miracoli abriga, além da torre, o Duomo (a famosa Catedral de Pisa), o Batistério e o Camposanto, formando um belo conjunto que encanta turistas do mundo todo que a visitam. A cidade é banhada pelo rio Arno, que complementa o visual romântico e possui um comércio bem irresistível com lojinhas e feiras, além de museus e restaurantes que fazem um roteiro pela Itália passando por Pisa valer a pena.
Onde ficar em Pisa
O Palazzo Feroci oferece muito conforto em uma localização perfeita (pertinho da famosa torre inclinada) e principalmente romântica. Se você está viajando pela Itália a dois, certamente vai adorar esta sugestão! O B&B Guerrazzi é a dica perfeita para quem procura onde ficar barato em Pisa, na Itália. Ele é aquela hospedagem com carinha de casa, sabe? Você certamente ficará muito confortável!
Outra opção super econômica, sem abrir mão do conforto é o B&B 7 Rooms. Dele, você também consegue observar a Torre de Pisa ao fundo!
Roteiro Itália: sugestões para 4, 7 e 15 dias de viagem
Embora Veneza e Roma sejam (quase sempre) os principais destinos que vem à nossa mente quando programamos uma viagem à Itália, há muitas outras cidades apaixonantes a serem exploradas.
Por isso, montamos algumas sugestões de roteiro para 4, 7 ou 15 dias de viagem: você pode optar pelas mais famosas e clássicas, ou adaptar, caso prefira locais mais alternativos e fora da rota turística.
Roteiro Itália 4 dias: Roma + Florença + Florença
Sim, nós sabemos que um Roteiro Itália de 4 dias é muito pouco para explorar tantos lugares incríveis… Mas ainda assim, montando um roteiro objetivo dá para ver um pouquinho e já começar a planejar uma volta =)
- Dia 1: Roma – No seu primeiro dia, nossa sugestão é que você faça um tour pela Roma antiga, jogue uma moeda na Fontana Di Trevi e após o almoço aproveite para visitar o Castelo de Sant’Angelo e a Basílica de São Pedro. À noite, nada melhor do que um tour noturno para ver a bela Roma iluminada.
- Dia 2: Na segunda manhã em Roma, aproveite para explorar a Praça Navona com suas três fontes (Quattro Fiumi, Del Moro e Nettuno), visite o Pantheon e almoce na Osteria da Fortunata antes de partir para Florença. Ao chegar em Florença faça um reconhecimento inicial da cidade fazendo um free tour.
- Dia 3: Florença – Comece o dia experimentando a autêntica comida italiana no Mercato Centrale, que fica no coração da cidade. Faça uma visita à famosa Catedral de Florença e ao Palácio Vecchio ou à Galeria Uffizi. Para terminar a noite, que tal assistir uma ópera na Ponte Vecchio?
- Dia 4: Milão – ao chegar na cidade, não deixe de conhecer a belíssima Duomo de Milão. Em seguida aproveite para passear pela (sempre movimentada) Galeria Vitorio Emmanuele com suas lojas de luxo, cafés e restaurantes. À tarde você pode conhecer o Castelo Sforzesco e finalizar o dia com um drink no Sky Bar do Hotel Milano ou ainda tomar um drink num dos bares do agradável bairro de Brera.
Roteiro Itália 7 dias: Roma + Florença + Veneza + Milão
Com alguns dias a mais já dá para ousar e se programar para visitar cidades imperdíveis como Veneza, antes de partir para Milão. Veja o que fazer na Itália em 7 dias:
- Dias 1: ROMA – Faça um passeio de barco para ver a cidade de outro ângulo. Após o passeio, visite a Fontada di Trevi para jogar uma moedinha e, após o almoço, aproveite para visitar o Castelo de Sant’Angelo e a Basílica de São Pedro. À noite, nada melhor do que um tour noturno para ver a bela Roma iluminada.
- Dias 2-3: FLORENÇA – Chegue em Florença e vá apreciar a cidade que é um grande museu a céu aberto. No primeiro dia, visite a escultura de Davi, a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Basílica de Santa Maria Novella e o Palazzo Vecchio. Já no segundo dia, nossa dica é o passeio delicioso é o tour do vinho pelo Vale do Chianti! Imperdível para um roteiro Itália a dois!
- Dia 4-5: VENEZA – Uma vez na romântica e mágica Veneza, você não pode deixar de fazer um passeio de gôndola pelos canais da cidade e nem de conhecer a icônica Basílica de São Marcos com sua história! Passeie pela ponte Rialto e curta cada ruela. Um free tour por Veneza pode ser uma boa sugestão para explorar a cidade com um guia local. No segundo dia, você pode fazer um passeio de barco até as ilhas famosas de Murano e Burano.
- Dia 6-7: MILÃO – Em Milão, a atração mais famosa da cidade é o Duomo, no entanto você não vai se arrepender em visitar também o afresco da Última Ceia de Da Vinci no Convento Santa Maria della Grazie. Como uma cidade que respira moda e arte, fazer um free tour de arte pode ser excelente!
Roteiro Itália 15 dias: Roma + Florença + região da Toscana
Aqui já é festa! Com este tempo para curtir seu roteiro pela Itália, você já consegue sentir o gostinho da vida italiana e aproveitar os passeios e cidades com um pouco mais de calma. Confira o que fazer na Itália em 15 dias:
Dias 1-5:
Passe os dois primeiros dias em Roma para conhecer a Roma antiga, o Castelo de Sant’Angelo e a Basílica de São Pedro. Para os amantes das artes, a Galeria Borghese é outro passeio imperdível com obras de Caravaggio e Sanzio, assim como uma visita à Capela Sistina.
Saindo de Roma à caminho de Florença o mais confortável e prático é alugar um carro: assim você pode se deliciar com algumas das cidadezinhas do Val d’Orcia, esta região com paisagens deslumbrantes do vale do rio Orcia, patrimônio da Unesco como Montepulciano, Pienza, Montalcino e Siena.
Dias 6-10:
Nestes próximos dias vale continuar seu passeio pelas cidades de San Gimignano, esta pequena pérola medieval cercada por muralhas que abriga a Torre de Pedra e a Piazza della Cisterna, Pisa e sua famosa torre que já mencionamos em mais detalhes, Luca (aqui vale deixar seu carro estacionado e circular pelo centro histórico de bicicleta para apreciar belezas como as muralhas e a Igreja San Michele in Foro) até chegar em Florença.
Em Florença, além das dicas que já demos, vale conhecer a residência dos Médici, neste passeio ao Palácio Pitti para apreciar uma vasta coleção de arte que inclui nomes como Botticelli e Rubens.
Ao cair da noite em Florença, após um belo jantar (afinal em algum momento precisamos parar para comer heheheh) uma boa pedida é fazer um tour gratuito pela cidade.
Dias 11-15:
Na reta final do seu roteiro Itália, nossa sugestão é passar uns 2 ou 3 dias em Veneza. Nada como se perder por suas ruas labirínticas, fazer um passeio de gôndola, ou até mesmo de barco para conhecer os arredores Burano, Murano e Torcello.
Não deixe de apreciar as luzes noturnas da cidade jantando na romântica Praça de São Marcos. Para quem quiser uma experiência ainda mais completa, nada como ouvir um concerto de Vivaldi na Igreja da Piedade; anteriormente era um orfanato, onde o compositor viveu e compôs pela maior parte de sua vida.
Como tudo que é bom dura pouco, o final deste roteiro tem como despedida a cidade de Milão. Para quem quiser fazer um passeio ao ar livre pela cidade, o Parque Sempione é uma ótima dica. Outras sugestões (além dos pontos turísticos mais famosos da cidade como a Catedral e o Castelo Sforzesco) é visitar o Museu de Tecnologia Leonardo da Vinci e fazer um passeio de barco pelos canais de Navigli, para conhecer este simpático bairro de Milão.
Nosso roteiro Itália de 7 dias
Só de olhar algumas fotos da Itália, já dá para sentir que 7 dias é muito pouco tempo e o ideal mesmo seriam pelo menos uns dias a mais… De qualquer forma, em uma semana você vai conseguir conhecer lindas cidades como Florença, Siena e Milão. Então, o que fazer na Itália em 7 dias?
Veja como organizar sua viagem:
- Dia 1: Chegada em Milão à noite
- Dia 2: Passeio em Milão + Ida para Veneza
- Dia 3: Passeios em Veneza + Ida para Florença
- Dia 4: Foodtrip Experience (Aula de culinária + Vinícolas)
- Dia 5: Passeio em Florença + Pisa + Luca + San Gimignano + Siena
- Dia 6: Passeio em Siena + Montepulciano + Montalcino
- Dia 7: Retorno para Milão com parada em Parma. Vôo para o Brasil às 19h
Abaixo, o mapa, mostrando todas as cidades que visitamos em nosso roteiro 7 dias na Itália!
Dia 1: a chegada
Chegamos no aeroporto internacional de Milão (Malpensa) à noite, por volta das 21h. Pesquisando no Google, vimos que a maneira mais econômica de chegar no centro da cidade seria de ônibus. Há um ônibus que faz o trajeto Aeroporto x Estação Central, custa 10 euros por pessoa e sai de 20 em 20 minutos do Terminal 2.
Foi um pouco difícil encontrar o local onde o ônibus estava estacionado, sugerimos você perguntar pra alguém antes de ficar andando pra lá e pra cá. A vantagem de pegar esse ônibus é o valor – a distância é grande, cerca de 40 minutos de viagem, então, pegar um uber ou táxi pode sair bem caro!
Há também a opção de trem, saindo de dentro do aeroporto, mas achamos mais caro. A passagem era em média 15 euros, tinha que fazer troca de trem e o tempo de viagem era até mais longo do que de ônibus.
Nos hospedamos em um hostel pertinho da Estação Central para passar a primeira noite. A localização era ótima e o hostel super descontraído e jovem! Recomendamos essa hospedagem para quem está indo com amigos, viajando sozinho ou precisa de uma hospedagem fácil e rápida, como era o nosso caso. O hostel oferece quartos privados também!
Clique aqui para ver mais informações sobre o Hostel Ostello Bello Grande, em Milão
Dia 2: Catedral de Duomo + Ida para Florença + Passeio de Gôndola
Manhã: Acordamos cedo, tomamos café da manhã que já estava incluído na nossa diária no Hostel Ostello Bello Grande e decidimos conhecer a Duomo de Milão!
Como tínhamos pouco tempo, preferimos conhecer as cidades menores, deixando Milão para uma próxima vez, mas… Estávamos tão pertinho da Catedral que não resistimos a dar uma passadinha lá antes de pegarmos o trem para Veneza.
Que espetáculo! A Duomo é realmente impressionante e vale demais a visita! Aliás, adoramos o clima de Milão. Com certeza voltaremos com mais tempo!
Para ir do hostel até a catedral usamos o metrô, saindo da Estação Central. Pagamos 2.55 euro cada trecho e em 10 minutos estávamos lá. Foi bem rapidinho mesmo – ficamos apenas 30 minutinhos por lá e retornamos para pegar as nossas coisas e pegar o trem para Veneza.
Dica: compre as passagens de trem com um pouco de antecedência! Deixamos para comprar no dia anterior à noite e a passagem mais em conta tinha que fazer troca de trem. Nada muito difícil, mas se tivéssemos pego o trem direto, teríamos poupado tempo.
O trajeto de trem entre Milão e Veneza durou cerca de 2h40 e pagamos 20 euros em cada passagem (atualmente está entre 23 e 37 euros, dependendo do nº de trocas). Compramos na estação central mesmo, nas máquinas disponíveis.
Tarde: Chegamos em Veneza por volta das 15h. Desembarcamos na Estação Santa Lucia e pegamos o Vaporetto, transporte aquático que funciona como um metrô.
Pagamos 7,50 euros cada um apenas para o trecho de ida (atualmente 10 euros) – esse é um dos transportes mais caros do mundo – e descemos na Estação São Marco, onde ficava nosso hotel.
Demoramos bastante até encontrar o hotel. Nos hospedamos por uma noite no Residenza Ca’ San Marco, que na verdade é um quarto em um apartamento.
Apesar da dificuldade de encontra-lo, achamos o quarto ótimo e a localização também, pertinho da praça São Marco, um dos principais pontos turísticos de Veneza.
Mal deixamos as coisas no quarto e fomos direto fazer o passeio de gôndola. O tempo estava nublado, mas vimos que iria abrir um solzinho no final de tarde e aproveitamos para garantir o passeio, pois com chuva deve ser bem desconfortável!
Compramos os nossos ingressos para uma gôndola compartilhada, com até 6 pessoas e se você quiser reservar com antecedência, pode ver o ingresso aqui.
Noite: Demos mais uma voltinha por Veneza, nos apaixonamos pela cidade e fomos escolher um restaurante para jantar. Acabamos indo em um pertinho do nosso apartamento, que tinha um menu fixo de prato principal + vinho da casa. Tudo estava uma delícia.
Leia também: O que fazer em Veneza: GUIA da cidade + DICAS de passeios
Dia 3: Passeio em Veneza + Ida para Florença no final da tarde
Manhã: acordamos cedinho e fomos novamente caminhar pelas ruelas de Veneza. O grande atrativo da cidade são os canais e as ruas estreitas super charmosas. Vale a pena andar sem rumo em busca de casinha fofas, canais fotogênicos e lojinhas interessantes.
Por lá você vai ver muitos cafés, lojas de doces, trattorias e ostterias, lojas de marcas famosas, muitas vendinhas com souvenirs e as famosas máscaras de Veneza.
Andamos bastante, visitamos pontos turísticos famosos como a Ponte Rialto, a Basílica de São Marco e Basílica de Santa Maria. Tem muitos outros, mas a gente preferiu ficar andando pelas ruelas, ainda mais por termos pouco tempo.
Tarde: Compramos o trem para Florença, nosso próximo destino, para às 15h, então decidimos ir caminhando até a estação Santa Lucia. Foram cerca de 40 minutos do nosso hotel até lá.
Estávamos de mochilão, então, apesar do peso, foi tranquilo ir caminhando. Assim sendo, recomendamos que você não vá com malas de rodinhas, caso queira economizar no transporte. Caso seu hotel seja muito pra dentro das ruelas, pode ser bem desconfortável andar com esse tipo de mala. Pegamos o trem, também com bastante troca e chegamos por volta das 18h em Florença.
Noite: Fizemos check in no Hotel Margaret, que era muito bem localizado, na Via Della Scala, uma avenida super central. Contudo, o prédio é muito antigo e os quartos também, apesar de espaçosos. É uma hospedagem bem simples, com um bom custo x benefício.
Como já estava tarde e chovendo, fomos procurar algum restaurante próximo para jantar. Encontramos a Osteria Cicalone, um restaurante pequenininho e charmoso. Pedimos massa, é claro, e adoramos!
Dia 4: Aula de Culinária + Vinícola com Gastronomia Experience + Pontos turísticos de Florença
Manhã: é comum não ter café da manhã incluído nos hotéis da Itália – a maioria fica em prédios antigos, sem estrutura para oferecer o café. É uma ótima desculpa para você sair em busca de cafés charmosos e deliciosos.
Encontramos um café bem simples, perto do hotel, que parecia ser frequentado apenas por locais. Pedimos um sanduíche maravilhoso de queijo peccorino e presunto de parma. Anotem esse nome, é simples, barato e maravilhoso: La Boîte
Programamos para esse dia uma oficina de massas e confeitaria, experiência deliciosa, onde aprendemos não só pratos típicos, como também degustamos um vinho maravilhoso.
Tarde: Escolhemos fazer uma aula de culinária com uma chef local e também visitar uma vinícola familiar. As duas experiências foram INCRÍVEIS e inesquecíveis. Aprendemos a preparar focaccia, spaghetti, molho de tomate, tiramisú e conversamos muito com a Chef Barbara. A aula aconteceu na casa dela mesmo, em Montefioralle, uma vilazinha muito charmosa próxima de Florença.
A vinícola que visitamos se chama Vallone di Cecione e eles produzem o vinho Chianti Clássico, que é raro. Aliás, experimentamos ótimos vinhos por lá!
Noite: O motorista nos deixou de volta no hotel, trocamos de roupa e lá fomos nós andar mais um pouco pela cidade. Fomos direto no canal principal de Florença ver o pôr do sol, que estava lindo demais. Outro lugar que dizem que é ótimo para ver o sol se pondo, é na Piazza Michelangelo. Fica a dica!
Leia também: O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
Dia 5: Passeio em Florença de manhã + Aluguel de carro para dirigir até Siena, passando por Luca, Pisa e San Gimignano
Manhã: Acordamos cedo para aproveitar a nossa última manhã em Florença. Decidimos ir direto em uma sanduicheria super famosa por lá, chamada All’Antico Vinaio. Eles vendem sanduíches enormes e com recheios de dar água na boca… Eu pedi o de presunto de parma + queijo peccorino + creme de trufa. Ele era tão grande que foi o nosso café da manhã e almoço!
Caminhamos pelos pontos turísticos principais, passando pela Catedral Santa Maria del Fiore e pela Ponte Vecchio. Adoramos o clima da cidade, que é jovem, cheio de história, construções históricas maravilhosas e ruelas charmosas. Vale a pena reservar mais tempo para explorar Florença!
Tarde: Havíamos reservado o carro com antecedência neste site que a gente sempre usa e recomenda aqui no blog. Retiramos numa loja que ficava pertinho do hotel e lá fomos nós explorar mais cidades da Toscana! É uma delícia fazer uma roadtrip por essa região – as estradas são boas, bem sinalizadas e com paisagens lindas.
A primeira parada foi Luca, uma cidadezinha murada e super charmosa. Depois, seguimos para Pisa, para tirar a clássica foto com a torre de Pisa e continuamos o caminho até San Gimignano.
Pena que ficou tarde e chegamos na terceira cidade já à noite, com as lojas fechando, mas achamos ela linda. Se você tiver mais tempo, não deixe de conhecer!
Noite: Depois de 2h de estrada (distância total de carro) chegamos em Siena! Escolhemos um hotel simples, que na verdade eram cabanas em um camping. Foi a opção mais em conta e diferente que encontramos! O estacionamento estava incluso e pudemos estacionar na frente da nossa cabana! O custo benefício foi ótimo – pagamos R$280 reais nas duas diárias! (a saber: atualmente a diária está em torno de R$ 750 o casal).
Dia 6: Roadtrip pela Toscana – Siena, Montepulciano e Montalcino
Manhã: aproveitamos a parte da manhã para conhecer Siena, que é uma das maiores cidades da Toscana. O ponto de interesse é o centro da cidade, cercado por muros e cheio de ruelas charmosas. Há também pontos turísticos lindíssimos, como Piazza del Campo, Catedral de Siena e Torre del Mangia. A arquitetura é surpreendente!
Depois de comer uma pizza gigante de café da manhã (coisas da Itália! hehehe) e andar bastante na cidade, pegamos o carro e fomos começar a nossa roadtrip.
Tarde: paramos primeiro em Montepulciano. Não estávamos esperando muito dessa cidade, aliás, mal tínhamos pesquisado sobre e foi a que mais gostamos!!! A cidade fica no alto de uma montanha, é só murada, tem ruas fofas, restaurantes deliciosos, lojinhas… e a cada esquina, uma paisagem diferente!
Amamos a vibe da cidade, que é menor e menos turística. Sugiro não deixá-la de fora do seu roteiro pela Itália.
Almoçamos em um restaurante delicioso chamado Trattoria di Cagnano. Pedimos o risoto de gorgonzola com pera e estava maravilhoso!
Depois de conhecer Montepulciano, fomos até Montalcino, onde vende o famoso vinho Brunelo. Também é uma cidade menorzinha, mas um pouco mais turística. Não achamos tão bonita quanto Montepulciano.
Retornamos para Siena, passando por paisagens liiindas. A Toscana é maravilhosa e já não vemos a hora de voltar para explorar outras cidades e cantinhos lindos.
Dia 7: volta para Milão, com parada para almoço em Parma
Nosso último dia foi uma mistura de felicidade com tristeza – felizes por termos conseguido conhecer várias cidades e aproveitar ao máximo nosso roteiro pela Itália, mas triste porque ficamos com um gostinho de quero mais! Acontece, né?
Nosso voo de volta ao Brasil saiu do aeroporto de Milão, às 19h. Como estávamos de carro, achamos que valeria mais a pena devolvê-lo no aeroporto mesmo, e foi o que fizemos.
O tempo total de Siena até Milão é 4h. Como o voo era só no final da tarde, saímos cedo de Siena e resolvemos parar para almoçar em uma cidade chamada Parma – como você deve imaginar, bem famosa por ter os melhores presuntos de parma!
E realmente tem! Experimentamos o presunto em uma loja de frios super tradicional de lá e depois pedimos um risoto de parmesão (também famoso na cidade) para nos despedir da Itália em grande estilo.
Vídeos da Itália no Youtube
Já tem vários vídeos no canal do Mala de Aventuras no Youtube, onde mostro um pouco dessa viagem maravilhosa pela Itália!
Pronto para montar o seu roteiro Itália?
Por fim, esperamos ter conseguido te ajudar a planejar um Roteiro Itália! Como falamos, nossa viagem foi corrida e tivemos que abrir mão de alguns lugares que nós queríamos muito conhecer como Verona e Roma. Mas foi uma primeira experiência maravilhosa na Itália e esperamos voltar logo!
Caso você ainda tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário ou entrar em contato com a gente pelo Instagram. Esperamos te ajudar e inspirar!
Ah… Todas as fotos desse post foram editadas com os Presets Mala de Aventuras. Se você é novo por aqui e não sabe, temos os nossos próprios presets, que são filtros prontos para serem usados no aplicativo Lightroom. Você pode ver todos os pacotes disponíveis aqui: www.shopmaladeaventuras.com.br